janda

Sunday, November 19, 2006

ECS9-Educação, Trabalho Infantil e Feminino

A pauta dos textos de Marx e Engels é sempre a classe trabalhadora, mesmo falando em educação. O contexto é o início da revolução industrial e o surgimento da burguesia, que reina absoluta até hoje. Desaparaece a figura do artesão, para dar lugar à produção industrial. A educação é voltada para o "aprender para produzir". Mulheres saem do campo e passam a ocupar seu lugar nas fábricas. Com tanta procura, passam a surgir os desempregados (que persistem até hoje, também), pois até crianças passam a ser operários. Marx e Engels passam a atuar sobre essa realidade, tentando normatizar o trabalho executado pelas crianças e a atividade escolar, que se voltaria a: 1º educação intelectual
2º educação corporal
3º educação tecnológica
Na minha realidade atual como professora posso ficar muito feliz, pois apesar de trabalhar num bairro de periferia, meus alunos e os demais da escola são crianças que não precisam trabalhar, cujos pais têm a consciência de que a escola é o mais importante. Eles, os pais, são operários na grande maioria e que muitas vezes também estudam e sabem que é preciso para deixar sua condição de classe trabalhadora explorada. E isso eles não querem para seus filhos. Portanto, fazem de tudo para que seus filhos tenham sucesso nos estudos.
Pessoalmente, levo isso sempre em conta quando tenho uma reunião com os pais ou quando tenho que fazer um parecer descritivo de aluno.
Faço parte do grupo D e os componentes são: Silvana da Silva, Elizabeth Koch, Raquel, Maria Eliane, Andréia Nunes e Maria Angélica.

1 Comments:

At 4:47 AM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Jandira

Gosto de encontrar nos teus textos sempre a tua opinião. Isto é elogiável e revela autoria.
Não entendi bem se esta tua postagem é do texto inicial do grupo ou uma postagem individual tua. Seria interessante colocar isso.
abraço,
Suzana

 

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